Resolvendo umidade e fleuma com acupuntura

Giovanni Maciocia

 

Quando dou palestras, escuto frequentemente que “E-40 resolve Fleuma”: quem me dera! Resolver Fleuma envolve muito mais do que simplesmente usar E-40 (Fenglong). Para resolver Umidade ou Fleuma, é necessário ativar o Triplo Aquecedor.

O Triplo Aquecedor é descrito no Nei Jing como o oficial a cargo da irrigação: isso significa que o Triplo Aquecedor é responsável pela transformação, transporte e excreção dos fluidos em todas partes do corpo e todos órgãos. Essa é uma das funções mais importantes do Triplo Aquecedor.

Os termos usados em chinês para a conexão da influência do Triplo Aquecedor sobre os fluidos corpóreos, são geralmente shu 疏 que significa “livre fluxo”e tong 通 que significa “livre passagem”. Portanto o Triplo Aquecedor é como um sistema de canais e vias que conduzem a água através dos campos apropriados e depois para fora: isto assegura que os líquidos orgânicos serão transformados, transportados e excretados apropriadamente.

As funções do Triplo Aquecedor com relação aos líquidos orgânicos estão intimamente dependentes de sua função de controlar o transporte e a penetração do Qi. O Triplo Aquecedor influencia a ascendência/descendência e entrada/saída do Qi no Mecanismo do Qi:

É a coordenada e harmonizada ascendência/descendência e entrada/saída Qitodos os órgãos e estruturas que assegura este mesmo movimento com os Líquidos Orgânicos. Essencialmente, a transformação e movimento dos fluidos dependem Qi.

Esse processo é chamado “Transformação do Qi pelo Triplo Aquecedor”: o resultado da transformação do Qi é a produção do Qi Nutritivo, Qi Defensivo, Sangue e Líquidos Orgânicos. Por isso se diz que o Triplo Aquecedor controla todos os tipos de Qi. Isso soma-se ao modo pelo qual a acupuntura pode influenciar a transformação, transporte e excreção dos fluidos: isso só pode ser alcançado através do Qi.

A fitoterapia resolve a Umidade usando ervas diuréticas (e.g. Fu Ling, Zhu Ling, Ze Xie, Yi Yi Ren, etc); e resolve Fleuma usando ervas que secam (e.g. Ban Xia, Nan Xing, etc.). A acupuntura pode resolver Umidade e Fleuma, simplesmente regulando a ascensão/descensão do Qi no Mecanismo do Qi.

Em seguida, devemos resolver a Umidade ou Fleuma regulando os movimentos dos fluidos, transformação e excreção pelo Triplo Aquecedor. Em minha experiência, para conseguir lográ-lo, é necessário ativar todos os três Aquecedores, o que significara que não se deve hesitar em usar mais pontos do que se usa normalmente. Por exemplo, para resolver Fleuma na prostata (i.e. Aquecedor Inferior), eu usaria muitos pontos no Aquecedor Inferior, somados a alguns do Aquecedor Médio e Superior.

Por favor note que quando dizemos que precisamos “regular o Triplo Aquecedor”, não fazemos isso necessariamente utilizando pontos do Triplo Aquecedor. Muitos pontos regulam o metabolismo dos fluidos pelo Triplo Aquecedor, especialmente pontos do Ren Mai, em realidade, esses são os pontos mais importantes.

Pontos para ativar a transformação das águas pelo Triplo Aquecedor

 

A combinação de TA-4 (Yangchi) e B-64 move o Qi do Triplo Aquecedor e ativa a Passagem das Águas.

Nota: os três pontos em azul (Du-26 (Renzhong), Ren-9 (Shuifen) e E-28(Shuidao)) ativam a transformação dos fluidos em cada Aquecedor. Shui significa “água” , e esses pontos são portanto, “Vala de Água”, “Separação da Água” e “Passagem das Águas”, respectivamente. Os pontos em vermelho são estratégicos no Ren Mai, que tem essa mesma função, Ren-17 (Danzhong), Ren-9 (Shuifen) eRen-5 (Shimen) para o Aquecedor Superior, Médio e Inferior, respectivamente. Como podemos ver, Ren-9 (Shuifen) pertence a ambos grupos de pontos, e é por isso que esse ponto é tão importante para o metabolismo dos fluidos e é um ponto que eu sempre uso para resolver Umidade ou Fleuma.

Isso significa que quando eu trato Umidade ou Fleuma, não exito em utilizar vários pontos para ativar todos os três Aquecedores, mas dando preferência aos pontos onde a Umidade ou Fleuma está situada. Por exemplo, se a Fleuma está localizada no Aquecedor Inferior (e.g. hiperplasia prostática), eu usaria vários pontos do Aquecedor Inferior, mas também alguns do Aquecedor Médio e Superior. Esse é um exemplo desse tipo de combinação de pontos: Ren-3 (Zhongji),B-22 (Sanjiaoshu), Ren-5 (Shimen), E-28 (Shuidao), BP-9 (Yinlingquan). E-40(Aquecedor Inferior), Ren-9 (Shuifen) (Aquecedor Médio) e P-7 (Lieque) (Aquecedor Superior). Com variações, essa combinação de pontos também pode ser usada para Fleuma no Útero.

Maciocia, Giovanni – http://maciociaonline.blogspot.com/2010/07/resolving-dampness-and-phlegm-with.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *